Zonzo, de Joan Cornellà – sorrisos e surrealidade

Quadrinhos
zonzo-joan-cornella-capa-mino

Cornellà é um artista que conseguiu um grande alcance através das redes sociais com suas tirinhas polêmicas e agora ganhou sua primeira publicação impressa no Brasil.

zonzo-joan-cornella-interno-mino

Zonzo é uma coletânea de suas tirinhas mais famosas. Publicada independentemente em 2015 na Espanha, o compilado traz a nata do trabalho recente de Cornellà. O ilustrador, que é espanhol, não tem limites. Apesar dos traços infantis e das cores fortes, as ideias são completamente destrutivas. Difícil sair de uma sessão de Joan Cornellà indiferente. Ele provavelmente vai pegar em algum calo moralista que te incomoda um monte ou então fará você ficar se perguntando por um tempo considerável o que significam aquelas cabeças que se transformam em outras cabeças. O importante é que em todas as tirinhas, em algum momento, alguém está sorrindo, de preferencia em uma hora que não deveria.

zonzo-joan-cornella-por-dentro-mino

Olha, falando muito a real é difícil entender qual é a unidade conceitual de Zonzo. Eu poderia dizer que é um grande apanhado de situações sociais em que a hipocrisia domina em especial, mas isso está presente em todo o trabalho do cara. Mas eu diria que as que estão aqui são as que ele mais desconstrói o comportamento socialmente aceito, em especial sobre a importância dada a pessoas em situações mais vulneráveis.

As 56 páginas trazem momentos tão alucinados que é difícil não rir. Por mais absurda que seja a situação, se perguntar sobre como é que o autor parou pra pensar em algo tão doente é um passatempo dos bons também. Entretenimento garantido e um ótimo assunto pra mesa de bar com os amigos.

zonzo-joan-cornella-quadrinho-hitler-mino

Infelizmente a versão nacional feita pela Editora Mino não veio com a tradicional capa apenas com o rosto no conhecido traço do artista com fundo cor de pele, mas isso não invalida em nada a qualidade da impressão do material. Em compensação, a textura de carinhas que está nas guardas é simplesmente genial.

zonzo-joan-cornella-textura-mino

Gostou da dica de hoje do blog? Então vá e acompanhe as atualizações quase diárias do artista na fanpage dele e compre o livro se você quiser.

Título: Zonzo
Autor: Joan Cornellà
Editora: Mino
Formato: 17 x 23 cm, 56 páginas, brochura
Preço: R$ 46,00
ISBN: 8569032102

Todas as fotos deste post são exclusivas do site www.nebelin3.com e devem ser utilizadas apenas com autorização prévia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *