Abara #2

Abara #2

Acho que, apesar de ter sido fã de mangás durante boa parte da minha vida, eu falei poucas vezes sobre o assunto aqui. E entre essas poucas vezes está o review do Abara #1.

Eu, que não tinha entendido lhufas da história do mangá, não fui muito atrás pra conhecer detalhes a fundo do autor ou a opinião de outras pessoas. Mas um comentário me fez querer saber mais sobre a o autor, Tsutomu Nihei.

Ele é um escritor e ilustrador japonês que prioriza o conceito cyberpunk nos cenários, nos figurinos e suas histórias em geral não se desenvolvem de forma simples de entender. Talvez nem sejam feitas pra isso. Ele também é autor de outras HQs conhecidas na Europa: Blame!, NOiSE e Biomega. Blame! fez bastante sucesso na Alemanha e chegou a criar um pequeno grupo de fãs.

No caso de Abara #2 é fácil perceber o estilo de Tsutomu. Aqui nós vemos mais elementos cyberpunk: mais fortes do que no primeiro volume: os figurinos dos personagens, uma certa tecnologia primitiva fora de controle e uma cidade vivendo destruição plena.

Abara nº2

Algumas pontas da hisstória são amarradas: entendemos realmente quais são as finalidades dos Gaunas, tanto o branco quanto o negro, e também descobrimos quais são as ligações entre os personagens, que começaram sem explicação. Nada além disso. O que vemos mais é um belíssimo e exótico traço contanto o fim do mundo de um jeito agressivo.

Por fim, acho que Abara é um belo mangá para admirar realmente a arte: os seres estranhos, que lembram robôs, demônios e alienigenas, são cheios de detalhes incríveis. Vale o destaque para o cenário também, que tem vida própria.

Título: Abara
Volume: 2
Valor: R$9,90

Compre Abara #2 no site da Panini

Comentários


1 thought on “Abara #2”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *