iamamiwhoami – u-1 e u-2

Música
iamamiwhoami-u1-u2-videoclipe-youtube

Essa última semana, pra quem é doente por esse viral como eu, foi uma delícia. Os misteriosos envolvidos em iamamiwhoami divulgaram um vídeo essa semana em duas partes. Tão bizarro como sempre, mas vamos por partes né?

U-1

Na segunda feira (03/05), o vídeo U-1 foi publicado. Desa vez o vídeo começa com o som da baleia, o mesmo do 3º vídeo. Pela primeira vez nenhuma da simbologias como gatos e o número 6 apareceram, mas algo muito mais peculiar veio a tona e bem claro: um moço correndo de cueca no meio da floresta (mas hein?).

Esse mesmo moço aparece em outras cenas interagindo com uma boneca ventriloquo representando a nossa heroína loira dos vídeos passados, que pela primeira vez não aparece em carne e osso. Aparentemente ele também está no vídeo B, ele é um dos três rapazes, só que com a cara cheia de durex, assim como a boneca.

Logo no início do vídeo pordemos ouvir a boneca dizendo “A quien le corresponde?” – provavelmente o título do CD com todas as músicas, já que aparece na capa de todos os discos dos singles postados no iTunes e na Amazon. A pergunta é: por que ela falou em espanhol? o.O

A música parece um canto de sereia, com uma pegada bem depressiva. Segue a letra para a análise.

You gave me life
In return I’ll just pretend
You watch it burn
In the trees of the autumn
In the shield of the old town
We would build it back down
You gave me life
We would build it back down
In the trees of the autumn
In the shield of the old town
We would build it back down

Ao final do vídeo ele tenta beija-la mas não consegue, e o plano seguinte mostra a dulpa de costas, a boneca sentada no colo do rapaz. Podemos ver o reflexo do rosto de ambos no espelho, ue está quebrado. Se você reparar, a rachadura divide os dois, de forma muito poética. Lindo. (apesar da ajeitadinha na cueca no final).

U-2

Na sexta feira passada (12/05) em uma sessão extraordinária, subiram mais um vídeo no canal, que é claramente a sequência do primeiro. Não há sons de outros bichos, e o contexto ainda é o mesmo. Dessa vez o cueca branca boy corre, pula, se joga num castele feito de caixas de papelão e com o chão forrado de isopor. O vídeo sempre com muita distorção, deixando ele parecido com um gigante.

Até que finalmente descobrimos o que ele tanto procurava: uma garrafa cheia de um líquido transparente. Ele fica muito louco só de se deparar com a garrafa e começa a dançar. E não é que pra nossa surpresa (e confirmação de suspeitas) este rapaz usa a boneca para fins libidinosos? Em takes ele esta rebolando, e em outros está em posições sugestivas com a mesma boneca do primeiro vídeo. Será que a mandragora deixou ele tão animado que ele não consegue se controlar?

Ao final do vídeo, o nosso herói de cueca branca sai chutando o castelo de papelão.

Na descrição do vídeo há um link para um talk show da Tyra Banks falando sobre pessoas que querem ser famosas a qualquer preço.

Iamamiwhoami - u-2

Alguém entendeu alguma coisa?

Eu estou muito perdida com os vídeos. Este é o primeiro que não tem muito sentido, apesar de entendermosque talvez a criatura loira fugiu do domínio deste homem, e que ele está fora de controle. Ou não também, pode ser uma interpretação completamente equvocada. A única base que tem pra falar disso é a letra de U-1, e nem assim tenho certeza.

O que podemos esperar são novidades logo: assim como na primeira fase da campanha, os vídeos subiram no canal com cada vez menos distância de tempo, e isso está acontecendo de novo.

Muitos fãs de iamamiwhoami andam especulando no canal algo grande pro dia 23 de Maio, dia de Pentecostes, por uma série de fatores:

– Durante os vídeos, não só os que lançaram as músicas completas, uma árvore chamada “Birch Tree” (conhecida como bétula por aqui) apareceu constantemente, tanto nas paredes da casinha como em sua forma natural. Essa árvore é relacionada com a comemoração do dia de Pentecostes na Europa central, principalmente por ser usada na decoração.

– No perfil do Youtube, o profile tem como localização de origem o país Vanuatu. A grande surpresa foi saber que lá existe uma ilha chamada Pentecost. Coincidência?

– Além disso, há um provérbio de Goethe na Wikipedia falando que colher morangos no dia de Pentecostes é sinal de que é um bom ano pro vinho.

Pode ser a maior viagem do mundo, mas eu acho válido compartilhar isso com vocês. Além disso ando meio intrigada com um livro chamado “A Fada das Migalhas” do escritor frânces Charles Nodier. Esse livro tem uma tal de Mandragora que canta, mas ainda não consegui dar uma olhada no livro todo 🙁 Se quiser fuçar tem na biblioteca do Google.

Não me achem louca. Eu só acompanho os comentários no canal do Youtube. 😀
Aproveitem e comprem as músicas na Amazon 🙂

Comentários

2 thoughts on “iamamiwhoami – u-1 e u-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *