Iamamiwhoami e as respostas que não chegaram.

Iamamiwhoami e as respostas que não chegaram.

Sabe, como disse esses dias, gostar de um artista e ser fã já é algo pra sofrer por natureza. Nunca é o suficiente saber o que você sabe, você quer mais. Imagina então ser fã de um projeto DORGAS como o Iamamiwhoami, cujo o único real canal de comunicação é o youtube. O único canal certo. Os únicos suspiros de vida que temos desse incrível projeto multimídia são no YouTube e nas lojas oficiais no iTunes e na Amazon. Então ser fã de iamamiwhoami é sofrer, e muito.

Eu estou acompanhando essa história toda desde Janeiro, se não me engano. E sabe, esperar um mês, semanas pra ter notícias e ser agraciado com a nossa menina salada-rainha-mandragora em seus vídeos e canções que conversam com seu público.

Finalmente chegamos a palavra Bounty (que por algum motivo eu achava que significava colheita ALOKA, mas na verdade significa recompensa), com toda a certeza. Na última 4ª feira o último vídeo foi lançado. Y nos mostra uma atmosfera mais creepy com um pouco de tudo que vimos nos últimos 7 vídeos, que incluem as canções completas.

E aqui, a letra.

Little hope, little home of heavenly
Come and save us from this ugly truth
Little hope, sprung from necessity
May all good things in life come to you

Little ghost, so innocent and carefree
They would never stop hunting you
Little voice, life got the best of me
And in time that’s what awaits you too

Little hope, sing a song of fire
I don’t know how to be just like that
Little hope, sing a song of fire

Little hope, and the song is silent
With your mind, you dream of darkness
Little hope, sing a song of fire

I’ve seen the truth and it’s nothing like you said
You see a picture of a perfect world
Now you can touch the end around my cover

So many questions, so many less answered

Na verdade eu acho que a única parte dessa letra que realmente conversa com a gente é a da última estrofe. Talvez ninguém entendeu nada do que realmente o projeto quis passar e isso me preocupa de várias formas, desde o nível de inteligência mais baixo dos frequentes usuários da internet e até o que tudo isso realmente significa.

Na descrição do vídeo há um link para um discurso de um Príncipe para uma Princesa. lá ele diz que sua amada teve que se retirar em viagem por um mês e lhe deixou 30 cartas escritas, uma para cada dia do mês. Lembra demais as primeiras cenas do clipe com o Captain Underpants lendo diversas folhas, desinteressado.

Outras referências interessantes são os arcanos do Tarot. Eu ainda não tive tempo de pesquisar a fundo. Mas se você ver as lâminas e como as suas ilustrações são colocadas nos vídeos, vale a pesquisa. Nesse site da pra entender bem.

Tarot do Dali

A Imperatriz, O Mundo e O Imperador por Salvador Dali.

O clipe realmente foca, mais do que qualquer outro, a questão do nascimento, da reprodução e da criatividade. Aliás, já faz um bom tempo que eu acho que iamamiwhoami é uma ferrenha crítica a indústria da música em geral. O que se pode notar é uma mandrágora se tornando humanizada, tornando seus talentos artisticos em algo fabricado. Ali vemos uma saga incrível do nascimento da criatividade artística, de novas ideias e como isso pode se tornar prejudicial quando é necessário agradar outras pessoas para conseguir ter espaço. Acho que Jonna Lee quer nos mostrar que finalmente se libertou das garras da indústria damúsica pra conceber algo genuíno e totalmente inovador. Assim eu interpreto e espero que seja.

Eu andei pensando também como é extremamente possível que esse projeto seja na verdade colaboração de diversos artistas. Todas as músicas são diferentes entre si, e parecem não pertencer ao mesmo compositor. Y me lembrou bastante Goldfrapp, assim como os teasers me lembram bastante o Fever Ray. Já U-2 é extremamente eletrônica e feita pras pistas de dança, contrastando totalmente com o pop suave de O e a balada melancólica e profunda que se materializa em B.

Por fim, acho que iamamiwhoami ainda não acabou. O fim do vídeo nos deixa realmente em dúvida em relação a isso, mas ESTAMOS LIGADOS. A gente ainda não sabe de muita coisa ainda, mas será que alguém vai explicar?

Comentários


1 thought on “Iamamiwhoami e as respostas que não chegaram.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *