Fui no Escape 60 e agora estou apaixonada por escape games

Games

Escape games são uma nova modalidade de entretenimento que estão virando uma febre no mundo todo e eu resolvi testar uma delas aqui no ABC Paulista no Escape 60.

Aqui na Grande São Paulo, por mais variada que seja a programação cultural e de diversão, às vezes rola um tédio de sempre fazer as mesmas coisas. Quando coisas novas aparecem por aí pra testar é simplesmente inevitável. Já faz algum tempo que estou com vontade de ir até alguma escape room e as coisas finalmente ficaram mais fáceis quando uma delas inaugurou em Santo André.

O que é um Escape Game?

Escape game é um método diferente de entretenimento que surgiu em 2006 no Silicon Valley (EUA) por um grupo de programadores e de três anos pra cá vem se espalhando rapidamente pelo mundo desde que a China inovou ao criar locais especializados na modalidade, com diversas salas diferentes.

Curta a fanpage do blog!

Trata-se de um jogo real de suspense ou aventura em que os participantes devem se mobilizar em equipes para decifrar enigmas e questões lógicas para atingir um determinado objetivo, geralmente conseguir sair de dentro da sala onde ocorre o desafio em um tempo limitado, geralmente 60 minutos. Não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos e muito menos a internet. Isso faz com que os jogadores recorram a boa e velha utilização do cérebro para tentar ganhar os desafios.

O estilo de jogo tem feito muito sucesso não apenas para entretenimento. Ele tem sido utilizado para dinâmicas em grupo para contratações de empresas e treinamento de funcionários.

Salvando a minha alma

A escape room que eu e um grupo de mais 4 amigos visitamos aqui em Santo André é a Escape 60, que, além da franquia de Santo André, conta com duas unidades em São Paulo, no Rio e no Ceará. Foi um sucesso muito grande, pois essas franquias abriram em um período de apenas um ano e meio desde a inauguração da primeira. Todas as unidades tem salas exclusivas, inclusive uma das unidades de São Paulo tem uma sala que é temática do Assassin’s Creed Syndicate!

A sala que nós escolhemos foi a Salvem Nossas Almas (S.O.S.), exclusiva da unidade de Santo André e, para não estragar a experiência com spoilers do que encontramos lá dentro – são totalmente inconvenientes para quem quiser se divertir de verdade no negócio – vou deixar apenas o resumo do site para vocês entenderem o tamanho da encrenca:

escape 60 room game mesa de jantar sala salvem nossas almas sos

Você e seus amigos foram convidados para um jantar organizado por um ex-colega de classe, o excêntrico Schmock, para comemorar 10 anos de formados. Ao ingressar na casa, descobrem que estão trancados e que Shmock havia morrido há 1 ano. Além disso, vocês encontram uma carta informando que se arrependerão pelo bullying que realizaram no passado. Você e sua equipe serão levados ao além se não saírem em 60 minutos.

Ao entrar na sala vale ressaltar que existe uma TV com um cronometro que bota pressão o tempo na equipe e às vezes solta alguma dica quando alguma coisa fica muito enroscada. Apesar disso não, é tão impossível de resolver, só que ao mesmo tempo a coisa não fica fácil sob pressão.

Eu estava um pouco tensa quando os meus amigos combinaram de ir ao Escape 60. Como eu sou de ~humanas~, essas paradas de lógica, contas e dedução nunca foram o meu forte, eu realmente não sabia como isso ia se desenvolver durante o jogo. Estava com mais medo de atrapalhar do que ajudar. Mas, para a minha surpresa, meu desempenho foi bem acima da média com a dedução de contas matemáticas e imagéticas. Eu realmente fui bem útil pro grupo e fiquei muito feliz e totalmente com vontade de voltar.

escape 60 room game salvem nossas almas sos sala foto

Infelizmente não conseguimos realizar o desafio por pouco devido a um azar do caramba, mas temos plena consciência de que se não houvesse uma pequena distração no final nós teríamos conseguido sair da sala. Pensando bem, tanto faz. Se fosse na vida real o Schmock teria feito picadinho da gente. :O

No entanto uma das melhores coisas que o Escape 60 ofereceu pra gente foram as risadas pós desafio, quando sentamos em uma mesa em um barzinho ao lado e ficamos rachando o bico das cenas engraçadas, os erros cometidos. Também ficamos analisando por um bom tempo o que poderia ter sido feito de uma maneira mais prática pra escapar. Definitivamente uma experiência de vida real, com interação real e diversão garantida.

Escape 60 Santo André

Endereço: Rua das Figueiras, 1389 – Jardim – Santo André/SP
Horário de funcionamento: Seg. a Dom – das 10:00 às 22:00 horas
Necessita de agendamento prévio através do site.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *