Sessão Entei Ajuda: Prepare-se para a Alice de Tim Burton

Cinema
alice no país das maravilhas

Aí você ficou sabendo que ano que vem uma das histórias mais clássicas dos últimos tempos vai se tornar um filme dirigido por Tim Burton. A empolgação é geral, todo mundo comenta que já está reservando seu lugar lá na fila do cinema, acampando pra estréia. Mas aí, meu amigo e minha amiga, você só sabe quem é a Alice de ver em festas a fantasia e na lancheira da sua sobrinha, quem sabe até viu um desenho dela passando na TV, e não faz a menor noção do que se trata. No máximo acha que o cara que criou a personagem usou muitas DORGAS. O fato é que se alguém falar com você sobre o assunto você vai pensar: FODEU.

Esse post é básico e vai te ajudar a entender melhor quem é essa tal de Alice.

Pra começar: quem foi que criou a Alice?

O nome dele é Charles Lutwidge Dodson, Lewis Carrol era só um pseudônimo. Ele é um inglês, falecido já faz um tempo. Além de escritor, ele era professor, ilusionista, tinha interesse por fotografia e praticava essa arte em seus primórdios, desenvolvia jogos e brincadeiras relacionadas a lógica e apreciava a arte em geral.

A inspiração para Alice apareceu em uma passei de barco: ele estava com uma menina chamada Alice e suas irmãs. Durante o passeio, Lewis contou uma história para elas . As meninas gostaram tanto, que pediram para ele transcrever a história. Hoje conhecemos esse conto em dois livros, que são as suas obras mais conhecidas.

Livros? Que livros?

Lewis escreveu dois livros: Alíce no País das Maravilhas (1865) e Alíce no País dos Espelhos (ou Através do Espelho)(1872).

Nos dois livros, Alice entra em um mundo surreal, povoado de criaturas estranhas, e vive aventuras cheias de conflitos e coisas sem sentido. No País das Maravilhas, ela cai dentro de uma toca de coelho e desvenda um mundo de proporções totalmente diferentes do que ela estava acostumada. Já no País dos Espelhos, Alice mergulha em um espelho e tem que achar a Rainha Branca, mas para isso tem que vencer um Jogo de Xadrez de proporções e consequências bem reais.

O sucesso se deve ao ritmo da obra: foi provavelmente um dos primeiros livros com um contexto surrealista e inspirou muitos dos escritores de hoje em dia. Além disso, muitas anedotas, questões de lógica, assuntos político-sociais e sobre a natureza humana também são possíveis de interpretar nos livros.

Eu já vi um desenho dela por aí, onde eu vejo? Tem mais alguma coisa dela pra Tv ou Cinema?

O mundo da Alice foi reproduzido de várias formas já. Além do livro ser relançado diversas vezes e ter sido traduzido em mais ou menos 50 linguas, existem filmes, desenhos, e muitas outras coisas relacionadas a esse universo. Pra ajudar um pouquinho, e como estamos falando de um filme, vou citar a filmografia:

  • Alice in Wonderland (1903) : faz tempo. Essa adaptação da história foi desenvolvida para o cinema mudo. Foi dirigido por Cecil Hepworth e estrelando May Clarkno papel de Alice.
  • Alice no País da Maravilhas (1951) : esse daqui é o desenho que você já deve ter visto na TV. É uma animação clássica da Disney, passou muito no SBT já. Eu me lembro como se fosse ontem quando eu assisti na noite de Natal. O longa metragem demorou 15 anos para ficar pronto. Sim, 10 anos de pré produção e cinco de animação pura. O filme é tão célebre que até Vinicius de Moraes participou da dublagem para a versão brasileira.
  • Alice no País das Maravilhas (1999): Essa adaptação conta com a Whoopi Goldberd como o Chesire Cat. Medo.

Mas porque o todo mundo fala tanto sobre a direção desse tal de Tim Burton ?

Porque Tim Burton é FODA. De Vincent a Sweeney Todd, dá pra notar que um pé do diretor nas trevas faz toda a diferença em seus filmes. E ele é o rei do Stop Motion, arte que ele ama e faz até hoje com muito carinho. Entra aqui no IMDB e dá uma olhada em todos os filmes maravilhosos que ele fez. Com certeza algum desses você já viu e amou.

Então qual é a grande novidade em relação a esse filme que será lançado ano que vem?

E aí que está a graça (ou desgraça) da coisa: Tim vai dar uma roupagem, uma visão bem diferente do que estamos acostumados em relação a Alice. Tim Burton é trevoso, e pelo trailer (que você vê logo abaixo no post) ele pode até desagradar muita gente por ter esse tipo de abordagem. Mas sinceramente me agrada. Eu gosto muito desse tipo de reinvenção de clássicos, mas desde que seja feito direito. E eu vejo que tem muita gente que ama, já que existem tantos artworks pela rede com a Alice ensanguentada, a Alice sexy, e esse tipo de inversão de personalidade. Acho válido.

Mas o que realmente impressiona é o projeto gráfico do filme. Além de misturar o real com a tecnologia 3D que foi usada em Beuwulf (história de Neil Gaiman, meu ídolo), a caracterização excêntrica ficou muito divertida e com a marca de Tim Burton. A Rainha de Copas com uma cabeça gigante por exemplo. Então galere eu estou aguardando algo sensacional. Vocês concordam comigo?

Então até 2010 na estréia.

Comentários

2 thoughts on “Sessão Entei Ajuda: Prepare-se para a Alice de Tim Burton

  1. Alice faz parte da minha infância, depois que passou eu nunca tive curiosidade para ler a respeito, mas você criou um ótimo post! Vou aguardar ainda mais ansiosamente a estreia do filme.
    Ah, já tinha visto o trailer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *